Enquanto outras empresas vinham fazendo comprimidos muito antes da Apple , foi o iPad da Apple que fez computadores tablet um dos pilares da indústria. Em 2013 , o iPad tinha enfrentado ameaças competitivas de vários fabricantes , mas nenhum tinha ultrapassado o iPad como o líder de mercado. Embora os números variam consoante as fontes , até o início de 2013 , a Apple controlado com mais de 64 por cento do mercado de tablets , segundo a iSuppli. Samsung
Primeiramente lançado em 2010, tablets Samsung Galaxy têm sido consistentemente o contendor superior para o domínio do mercado do iPad. Criticado por imitar o design do iPad, o Galaxy Tab e Tab2 , com 7 - e telas de 10,1 polegadas , destaque ou um sistema operacional Android ou Microsoft. Os preços variavam entre R $ 200 a mais de US $ 1.000. Em janeiro de 2013, a participação da Samsung do tablet mercado subiu para 15,1 por cento de acordo com a IDC , mas apenas 9,9 por cento de acordo com a iSuppli. Em ambos os casos , a Samsung ainda era a maior concorrente da Apple de acordo com essas fontes.
Amazon
Em 2011 , a Amazon tornou-se uma séria ameaça ao domínio da Apple no mercado de tablet . O Amazon Kindle tinha sido no mercado antes do iPad, revolucionando a indústria de impressão, mas este dispositivo foi principalmente um e-reader com uma tela preta e branca e limitada capacidade de navegação. O Kindle Fire foi a primeira tentativa da empresa em um tablet. Ele tinha uma tela de 7 polegadas , tornando-o mais portátil do que o iPad. Introduzido a um preço de US $ 199 , também foi menos de metade do preço. Apesar dessas vantagens, até janeiro de 2013 , a Amazon teve apenas 11,5 por cento da quota de mercado.
Asus
tablets Asus eram apenas na periferia do tablet competição até que o Google colocou sua marca na parte da frente do Asus Nexus . Captar a atenção da mídia em todo o mundo como o primeiro empreendimento da Google em hardware , os varejistas tiveram dificuldade em manter o Nexus em estoque. Preços competitivos , tablets Nexus executado no sistema operacional Android , e quer ter 7 - ou telas de 10 polegadas . Até o final de 2012 , a Asus tinha parado em quarto lugar , capturando menos de 3 por cento do mercado de tablets , segundo a iSuppli.
Microsoft e outros concorrentes
Vários outras empresas têm lançado seus chapéus para o mercado de tablets desde 2010 , incluindo a Barnes & Noble, HP , BlackBerry, Dell e Lenovo. No início de 2013 , essas marcas realizou uma participação combinada de 18 por cento do mercado , segundo a iSuppli. A Microsoft também lançou seu próprio tablet no final de 2012, marcando o seu primeiro empreendimento em hardware, com o Microsoft Surface . Preço competitivo com o iPad, o Microsoft Surface contou com o sistema operacional Windows 8. No início de Janeiro de 2013, no entanto , os embarques haviam excedeu em muito as vendas , deixando a superfície longe da corrida pelo domínio do mercado.