O primeiro ensaio clínico de um agente quimioterapêutico para o tratamento de cancro ocorreu em 1946, com sucesso limitado . Enquanto os médicos procurou novos tratamentos , os pesquisadores desenvolveram o celular clonogênica Ensaio de sobrevivência para testar esses novos agentes antes de testá-los em pacientes . Descrição
O ensaio de sobrevivência clonogénica mede a toxicidade de um tratamento de células a uma vasta gama de doses . O tipo de célula medido depende do ensaio , tal como as células cancerosas à toxicidade para as células normais ou para efeitos colaterais . A leitura do ensaio especifica a capacidade das células para se reproduzir e formar clones.
Clonogênica
Em seu formato básico, as células tratadas são diluídos e cultivadas em placas de Petri . Se uma célula é viável , se divide ao longo do tempo e forma um pequeno monte de células chamadas clones . Todas as células são geneticamente idênticos . No final do experimento, os clones são coradas e contadas para determinar as taxas de sobrevivência em cada dose.
Modificações
ensaios modernos pode ser feito em diferentes formatos. Por exemplo , os citómetros de fluxo utilizar feixes laser para depositar uma célula tratada em cada poço de uma placa de 96 poços . Os cientistas podem usar reagentes tais como o ensaio azul alamar , que mede a atividade metabólica, para localizar e quantificar os clones.